O estilo de vida vegano é uma forma de melhorar a sua saúde, o funcionamento do seu corpo e sua qualidade de vida, além de salvar a vida dos animais e de ajudar a construir um ambiente mais sustentável para garantir nossa existência em harmonia com qualidade de vida para o futuro.
O veganismo vai muito além da dieta, mas neste post vamos focar na dieta vegetariana, pois é onde temos o maior desafio, afinal, mudar nosso hábito alimentar pode ser doloroso se tentarmos mudar sem consciência, estudo e paciência. Assim evitamos o efeito elástico da dieta, onde ao abandonar, voltamos a consumir ainda mais alimentos não veganos.
Nesse post, preparamos algumas dicas valiosas para quem está planejando iniciar no veganismo de maneira saudável e fácil. Sabemos da dificuldade para se manter a dieta vegana e, portanto, vamos apresentar também ferramentas que podem ajudar nesse caminho, como o desafio vegano das 12 semanas e o aplicativo de receitas veganas Go Vegan.
Nosso objetivo é te ajudar não apenas a iniciar sua dieta vegana, mas também manter essa dieta tão importante para o mundo e para sua saúde, uma vez que é comum abandonar a dieta, muitas vezes voltando a consumir ainda mais produtos de origem animal.
Não queremos que você se torne vegano apenas por um tempo, por isso pensamos nas seguintes dicas com carinho para te ajudar a iniciar e manter a alimentação vegana, se aprofundar ainda mais no vegetarianismo e fazer com que esse processo não seja difícil para você.
O que é a dieta vegana ou vegetariana?
A dieta vegetariana ou vegana é uma forma de se alimentar que faz parte do estilo de vida vegano e tem diversos objetivos:
— Melhorar a saúde através de uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e de sofrimento animal.
— Salvar a vida dos animais, que sofrem intensamente com a crueldade da indústria dos alimentos.
— Salvar o meio ambiente, pois a indústria da carne é a maior responsável pelos impactos ambientais que vivemos hoje.
É importante lembrar que existem diferentes tipos dietas vegetarianas e nem todas são consideradas veganas, mas ainda assim podem ser utilizadas como uma forma de transição mais suave entre a dieta carnívora, onde há consumo de produtos de origem animal para a vegana, onde não há consumo de produtos que envolvem sofrimento animal.
Acesse nosso post para entender mais sobre os 4 tipos de dietas vegetarianas mais comuns, incluindo as dietas de transição e com dicas para que sua jornada ao veganismo seja leve e duradoura.
Para esse post, quando falamos em dieta vegana, estamos nos referindo à alimentação vegetariana estrita, onde não há nenhum consumo de alimentos de origem animal, como derivados do ovo e do leite, por exemplo.
Veganismo não é só uma dieta
Um dos erros mais comuns ao pensarmos no veganismo é acreditar que ele é apenas uma dieta vegetariana. Porém, o veganismo é um estilo de vida muito amplo, que impacta muito em nossa dieta, mas produz efeitos no meio ambiente, no mundo, na vida dos animais e das pessoas do nosso futuro.
Quando adotamos a crença de que o veganismo é apenas uma dieta, deixamos de lado uma infinidade de ações que podemos tomar para tornar o mundo um lugar melhor e para ajudar os animais que sofrem diariamente com a indústria da carne.
Além disso, passamos a nos cobrar demais, pois a dieta vegana é a parte mais difícil do veganismo e isso contribui para a desistirmos da dieta por frustração. É muito mais fácil manter uma dieta quando entendemos que já estamos fazendo a diferença de outras formas e tudo bem falharmos de vez em quando.
O importante aqui não é buscarmos a perfeição, mas sim darmos pequenos passos sem parar. Com o tempo, passamos a ter mais conhecimento e disposição para dar passos cada vez maiores, incluir ações cada vez mais impactantes. O impacto de uma única pessoa que segue o estilo de vida vegano é enorme.
Manter a dieta vegetariana - um exercício para a mente
É muito mais fácil manter uma dieta quando entendemos que já estamos fazendo a diferença de outras formas e tudo bem falharmos de vez em quando, afinal uma mudança de hábitos costuma levar 66 dias para se consolidar em nosso cérebro, antes disso também é possível, mas a chance de regredir é maior.
Uma forma de exercitar nossa mente para o veganismo é estudar continuamente sobre diversos assuntos relacionados ao mundo vegano, assistir a documentários e consumir conteúdo sobre o estilo de vida vegano, se envolver com a causa através da adoção individual do estilo de vida, participar de ações coletivas de ativismo vegano, e enfim entender o real significado do que é ser vegano.
Estamos trabalhando continuamente para trazer mais conteúdos sobre o veganismo aqui para que você possa aprender mais sobre o mundo vegano, acompanhe nossos posts nesse blog para aprender mais e se motivar a ingressar na dieta vegetariana para proteger o meio ambiente e salvar os animais.
Fazer receitas veganas não é difícil
Nós vivemos em uma sociedade que ainda está longe de se tornar 100% vegana e, portanto, um dos maiores erros é pensar que a culinária vegana é difícil ou que faltam opções para se manter uma dieta saudável com o hábito alimentar vegano. Mas isso não passa de uma grande ilusão, a culinária vegetariana é vasta e existem muitas opções de receitas fáceis de fazer.
Para quebrar esse conceito, é necessário aprendermos a cozinhar receitas veganas e seguirmos um plano de dieta vegano com receitas vegetarianas fáceis de fazer. Aos poucos vamos aprendendo a cozinhar diversos tipos de receitas veganas se seguirmos um plano de alimentar que contenha receitas saudáveis para cada refeição do dia.
Para te ajudar a elaborar esse plano e iniciar sua alimentação saudável com receitas vegetarianas, preparamos o plano de dieta vegetariana em nosso App. Esse plano é personalizado de acordo com suas necessidades, com seu tempo disponível e experiência na cozinha. Dessa forma, nossa inteligência artificial sugere 4 receitas diariamente, uma para cada refeição: café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta.
Se você não conseguir ou não tiver os ingredientes para determinada receita, tudo bem, você pode facilmente consultar novas receitas em nosso App para fazer no lugar daquela sugerida. Acesse esse link para ter acesso a receitas veganas de café da manhã, por exemplo.
A qualidade da sua alimentação deve ser um hábito
A culinária vegana é muito ampla, existem milhares de receitas para você experimentar e o processo para aprender a cozinhar receitas veganas pode ser extremamente satisfatório, basta você começar com receitas fáceis e progredir para receitas mais elaboradas conforme ganha experiência.
Dê uma chance ao veganismo e encare sempre como um bom aprendizado que vai salvar a vida dos animais e ajudar o meio ambiente. Dessa forma, a qualidade da sua alimentação será muito grande, repleta de produtos orgânicos que não causam sofrimento animal e, com isso, a sua qualidade de vida também vai aumentar.
Faça do veganismo uma escolha diária, um hábito que só tem benefícios a oferecer para você, sua família, amigos, os animais e até para o meio ambiente. A motivação é a chave para o sucesso de uma alimentação saudável.
Não desista se falhar em uma refeição ou um dia na dieta vegana
A chave para manter a dieta vegetariana estrita está na persistência e em não se cobrar demais diante das falhas, pois já temos um sistema repleto de pessoas nos julgando diariamente pela simples decisão de termos uma vida mais saudável para nós e tudo à nossa volta. Logo, não podemos aumentar a cobrança em cima de nós mesmos, precisamos seguir firmes, sabendo das nossas falhas e lutando para cometermos cada vez menos erros.
Entenda que a mudança para o estilo de vida vegano é um processo lento e, portanto, pode levar um tempo até se adaptar totalmente. A autocobrança excessiva vai te desmotivar ou desmobilizar e nada é pior do que seguir um caminho à força e sem motivação. O veganismo é para ser algo leve, uma jornada alegre e inspiradora para todos à nossa volta.
Jamais se esqueça de que você é capaz de manter sua dieta vegana pela vida inteira, você é capaz de salvar diversos animais do sofrimento gerado pela indústria de alimentos.
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, um único dia sem consumo de produtos de origem animal equivale à economia de 3400 litros de água usados no cultivo de grãos e abatedouros, sete quilos de soja para ração, 24 metros quadrados de área plantada e evita que 14 quilos de gases tóxicos sejam lançados na atmosfera.
Exercícios físicos para complementar a dieta
A prática de exercícios físicos é extremamente importante para nossa saúde geral, pois melhora nosso metabolismo, digestão, corrente sanguínea. Além de previnir diversos tipos de doenças, como doenças cardíacas e do sistema circulatório.
Para o veganismo, a prática de exercícios também é de extrema importância, pois ela aumenta nossa imunidade e disposição. Essa disposição é fundamental para mantermos a dieta vegetariana, especialmente no começo da mudança de hábito alimentar, pois é onde temos um esforço maior para prepararmos as receitas, por mais fáceis que elas sejam.
Com o tempo ganhamos experiência e tudo passa a ser mais natural, até mesmo a prática de atividade física e a preparação das receitas passa a ser algo mais prazeroso para nós.
Estudo do veganismo para se motivar
A melhor forma de mantermos a motivação é através do estudo sobre veganismo, então nossa dica é que não deixe de buscar conteúdo sobre esse estilo de vida. É muito importante assistir a documentários, ler livros, posts no blog como esse, participar de palestras e eventos sobre a veganos.
Existem diversos grupos que lutam pelo veganismo no mundo inteiro, é importante conhecer os grupos que atuam em sua cidade para que possa se unir na luta. Afinal, o ativismo pelo mundo vegano sofre intensos ataques da grande indústria agropecuária e alimentícia, pois é do sofrimento animal que essas indústrias extraem seus lucros exorbitantes.
Mais veganos para a causa
Como já falamos acima, um único dia sem consumo de produtos de origem animal faz uma enorme diferença na sociedade. Quando falamos de uma pessoa vegana, multiplicamos o impacto por todos os dias dos anos, em todos os anos. Logo podemos imaginar a diferença que um vegano faz no mundo.
Agora imagine quando uma nova pessoa passa a seguir o estilo de vida vegano, imagine quando essa pessoa sente os benefícios e logo passa a apresentar esse novos estilo de vida para mais pessoas. O veganismo passa a ser como uma onda, que passa revolucionando o modo de viver de diversas pessoas, podendo impactar uma sociedade inteira.
Logo, para termos uma sociedade mais consciente, é muito importante que façamos a nossa parte não apenas aderindo ao veganismo, como também ensinando e motivando outras pessoas a conhecerem e se engajarem na causa. Dessa forma, podemos multiplicar nossas ações coletivas, tornando o mundo um lugar melhor para vivermos.
Desafio vegano das 12 semanas
Uma ótima forma de iniciarmos no veganismo é através do desafio vegano das 12 semanas, pois o desafio nos motiva a começar e manter a dieta vegana. Nossa mente funciona melhor quando estamos nos desafiando para um objetivo e, portanto, é um excelente método para manter sua dieta vegetariana e impactar o mundo.
Nesse desafio nós trazemos tarefas diárias e semanais, que vão aumentando em dificuldade com o passar do tempo, para você se engajar cada vez mais na causa pelo veganismo. Além disso, também fazemos a sugestão diária de receitas veganas fáceis para você aprender a cozinhar. Tudo isso também personalizado de acordo com suas necessidades, tempo disponível e experiência na cozinha.
Não perca mais tempo e venha construir um mundo melhor através do estilo de vida vegano, convencendo seus amigos e familiares a se unirem à causa, mantendo a mente serena e adquirindo cada vez mais conhecimento para um dia vivermos em um mundo livre de sofrimento animal, com maior saúde e qualidade de vida.