O veganismo está crescendo rapidamente no mundo e muitas pessoas querem se tornar veganas mas encontram inúmeras dificuldades para começar, seja por falta de conhecimento, pela pressão dos familiares ou por dificuldades financeiras.
Aqui você vai encontrar 5 dicas para facilitar seu caminho rumo ao veganismo e daremos um foco especial à dieta vegana, que é a parte mais difícil desse processo, mas saiba que toda essa dificuldade pode sim ser superada e ser vegano é mais fácil do que parece.
1. O veganismo é um estilo de vida e, portanto, um processo lento
O veganismo é um estilo de vida que visa acabar com o sofrimento animal, mas como todo estilo de vida, é algo que não acontece em apenas 1 dia.
Entender que o caminho para se tornar vegano é um processo que pode demorar é uma das principais chaves para o sucesso nessa jornada, pois isso nos ajuda a seguir firmes em prol da causa animal.
Lembre-se que, para adotar o veganismo, é preciso iniciar certos hábitos e todo hábito demora para se consolidar em nossa rotina. Estudos comprovam que um hábito só se consolida na rotina após 6 meses.
2. Trabalhar a mente para evitar auto cobrança
Muitas pessoas começam a nos cobrar quando decidimos mudar o mundo através do veganismo e é preciso termos uma mente muito tranquila para superar a cobrança das pessoas. Porém, o maior inimigo somos nós mesmos.
É muito comum ingressarmos na causa com uma mudança brusca, queremos salvar o planeta para ontem, então começamos a nos forçar a entrar em uma rotina pesada de dieta, estudos e até ativismo.
Por conta dessa empolgação inicial, acabamos abandonando o processo em poucos dias ou semanas, pois sentimos que nosso esforço foi em vão. Para combater isso, precisamos ir com calma, sem cobrar demais de nós mesmos.
3. Comece pelo mais fácil, os produtos veganos
Sabemos que a dieta é sempre a parte mais difícil, portanto o melhor caminho é começarmos substituindo os produtos que consumimos por produtos veganos, plant-based e cruelty-free (livre de crueldade).
O veganismo não é uma dieta e, embora seja uma parte importante, não é a única forma de melhorar o mundo. Então substituir esses produtos vai fazer uma diferença enorme em sua saúde e na sociedade, além de salvar os animais.
Então comece substituindo seus cosméticos, produtos de higiene e limpeza, shampoos, condicionadores, sabonetes. É possível encontrar produtos veganos de baixo custo também. Comece a pesquisar por marcas veganas para isso.
4. Estude a causa para se motivar
Quando queremos mudar nosso estilo de vida, precisamos nos manter sempre motivados e engajados e, para isso, nada melhor do que estudar sobre o assunto.
Existem inúmeros conteúdos na internet, muitos deles disponíveis na própria sociedade vegetariana brasileira (SVB). Esses conteúdos servem para conhecer a causa, além de nos manter mais ativos e conscientes sobre o mundo vegano.
5. Aprenda receitas veganas para iniciar sua dieta vegetariana
Vamos explorar bem esse tópico pois a dieta vegetariana é a parte mais difícil do veganismo, porém isso não significa que é impossível. Tudo o que você precisa é de um método e nós podemos te ajudar com isso.
O que é a dieta vegana ou vegetariana?
A dieta vegana ou vegetariana consiste em uma dieta livre de sofrimento animal, isso significa que deixamos de consumir não apenas carne, mas também derivados dos animais, como ovo e leite.
Como começar a dieta vegetariana?
A melhor forma é começar a aprender receitas veganas. Se for difícil demais, pode começar com a dieta ovolactovegetariana, onde você mantém o consumo de derivados do leite e ovo.
Onde posso aprender receitas veganas?
Para aprender receitas veganas fáceis, conheça nosso aplicativo de receitas veganas: Go Vegan. Nele, você vai encontrar também links para conteúdos sobre o veganismo e pode salvar suas receitas favoritas para fazer quando quiser.
Tem alguma sugestão de receitas para aprender?
É comum pensarmos que dieta vegetariana é feita apenas de vegetais, mas a verdade é que a culinária vegana é muito rica, acesse esse link para aprender a fazer bolos veganos no App Go Vegan.
Dica bônus: O desafio vegano das 12 Semanas
Como o caminho para o estilo de vida vegano é um processo lento, precisamos nos desafiar para chegar lá, mas é preciso que seja um processo fácil e sem cobrança. Pensando nisso criamos o desafio vegano das 12 semanas.
Como funciona o desafio das 12 semanas?
O desafio consiste em 12 semanas com tarefas diárias e semanais que vão te ajudar a ingressar no veganismo de maneira fácil e sem cobranças. A ideia é fazer uma transição suave para o veganismo.
Vou me tornar vegano em apenas 12 semanas?
Como falamos anteriormente, o estilo de vida vegano é um processo e, portanto, pode demorar. O desafio vegano das 12 semanas é um desafio que se inicia com uma rotina leve.
Por exemplo: Na primeira semana seu maior objetivo é passar apenas 1 dia sem comer carne e, para isso, indicamos conhecer mais sobre o movimento segunda sem carne.
Ao final do desafio, você terá aprendido a cozinhar diversas receitas veganas e terá substituído seus produtos por produtos veganos. Nesse momento, você poderá se considerar vegano, mas é preciso persistir nisso. Lembre-se que são necessários seis meses para consolidar um hábito.
O que te oferecemos no desafio é um plano através das ferramentas necessárias para chegar lá. Depois disso vai ser fácil continuar até consolidar esse hábito e até se tornar ativista para convencer mais pessoas a tornar o mundo um lugar melhor.
O mundo vegano é possível e você pode fazer a diferença
Agora que chegou até aqui, gostaríamos de agradecer por ter nos dado atenção e reforçamos que é possível se tornar vegano sem dificuldade, você agora tem as ferramentas necessárias e esperamos ver você aprendendo cada vez mais sobre o veganismo.