Existem vários tipos de dietas vegetarianas e aqui vamos te mostrar as quatro principais. São elas: ovovegetariana, lactovegetariana, ovolactovegetariana e vegetariana estrita ou vegana.

Continue lendo para entender como funciona cada uma dessas dietas e aprender que dieta vegetariana não é apenas de vegetais, existe uma culinária muito rica com o foco em um objetivo: O veganismo.

Vamos dar uma atenção maior à dieta vegetariana estrita ou vegana, pois essa é a dieta do veganismo e, para te ajudar, preparamos duas dicas para te ajudar no processo de transição das dietas mais leves para a dieta vegana, acompanhe até o final para ver as dicas.

Dieta Ovovegetariana

A dieta ovovegetariana é uma dieta vegetariana por não envolver consumo de carne animal, porém não é uma dieta vegetariana estrita ou vegana, como costumamos chamar.

Na dieta ovovegetariana, a pessoa pode consumir ovo ou produtos derivados do ovo e, dentro do estilo de vida vegano, é uma dieta que podemos utilizar como forma de transição suave. Afinal, mudar bruscamente de uma dieta carnívora para vegetariana estrita pode ser um processo muito drástico e, normalmente, desistimos em poucos dias ou semanas.

Dieta Lactovegetariana

A dieta lactovegetariana possui o prefixo lacto que significa leite ou lactose. Logo, essa dieta é vegetariana, porém inclui receitas à base de leite e seus derivados. É uma dieta que também pode ser utilizada como forma de fazer uma transição suave rumo ao veganismo.

É importante se atentar sobre problemas de intolerância à lactose, pois essa dieta pode apresentar riscos caso se tenha esse tipo de intolerância. Se você está à procura de receitas veganas ou vegetarianas sem lactose, ensinamos diversas em nosso App.

Dieta Ovolactovegetariana

Agora que já apresentamos a dieta ovovegetariana e lactovegetariana, fica mais fácil compreender a dieta ovolactovegetariana, que é uma adição das outras duas.

Na dieta ovolactovegetariana, que também é vegetariana, a pessoa não consome nenhum tipo de carne animal, por isso é vegetariana, porém ela ainda consome leite, ovo e seus derivados. Essa dieta também funciona como uma transição suave para o veganismo.

Dieta vegetariana estrita ou vegana

Agora que você já conhece as três dietas vegetarianas de transição suave, é hora de apresentar a dieta vegetariana estrita ou vegana. Dentro do estilo de vida vegano essa dieta é o objetivo maior e mais difícil de se atingir.

Essa é uma dieta bastante restritiva e difícil de se manter sem estudo ou sem conhecer alguma receitas, mas saiba que não é impossível e nós podemos te ajudar.

A dieta vegetariana estrita é a dieta do veganismo pois nela não apenas deixamos de consumir carne animal, mas também deixamos de consumir os derivados de ovo, leite ou qualquer produtos de origem animal.

O resultado é que passamos a ter uma alimentação saudável, livre de sofrimento animal e que ainda ajuda o meio ambiente. Existem diversos estudos que medem o impacto de uma alimentação vegana em apenas um dia, então vale à pena tentar.

Como passar da dieta ovolactovegetariana para a dieta vegana?

Após ingressar no estilo de vida vegano, nós passamos a entender que é necessário aderirmos à dieta vegana, abrindo mão do consumo de qualquer produto que envolva sofrimento animal. Pensando nisso, elaboramos duas dicas para te ajudar.

Primeira dica: Encontrar substitutos veganos para ovo e leite

Existe uma variedade de receitas à base de ovo e leite que funcionam igualmente quando substituímos por opções veganas para eles. Por exemplo, o ovo pode ser substituído por manteiga de amendoim em receitas de bolo vegano.

Além disso, existe uma variedade enorme de leites veganos, feitos à base de soja, aveia, arroz, coco, e muito mais. Aprenda a fazer seu próprio leite vegano caseiro em nosso app.

Segunda dica: Faça uma transição suave

O caminho para o veganismo precisa ser lento, pois mudar nosso estilo de vida é um processo longo. Portanto, fazer uma transição lenta, aprenda aos poucos a fazer receitas veganas e estude mais sobre o assunto.

Entenda que é um processo, então evite cobrar demais de si mesmo. Só assim será possível ter sucesso nessa jornada e os resultados são ainda mais duradouros.

Pensando nessa dificuldade, nós criamos o desafio vegano das 12 semanas, que consiste em um desafio com tarefas diárias e semanais para você se tornar vegano sem pressão de maneira fácil e gradual.